• +55 (51) 3237-0044
  • marcelo.maia@sainvestimentos.com.br

Analfabetos Financeiros

Analfabetos Financeiros

Author Postado por Marcelo Maia Comentrios Comments Off

Por Heraldo Marqueti Soares

 

Mais de 99% dos consumidores são analfabetos financeiros, avalia pesquisa.

 

 

A maioria das pessoas não sabe calcular os juros; apenas 4% disseram analisar o real custo financeiro dos financiamentos.

 

SÃO PAULO – Uma pesquisa com internautas revelou que 99,2% dos consumidores não sabem fazer cálculos de juros nas compras a prazo. Os dados, levantados pelo portal Vida Econômica, foram coordenados pelo economista Miguel de Oliveira e realizado com 658 frequentadores do site, revelando assim, ser alto o percentual de pessoas que não sabe comparar as melhores condições de pagamentos, sofrendo “consequências nefastas do analfabetismo financeiro”, conforme relatou o site.

 

A pesquisa também diz que os consumidores observam o valor da prestação que cabe no bolso, sem a informação clara e precisa dos anúncios sobre a diferença entre a aquisição à vista e a prazo, de acordo com as orientações determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor. Apenas 4% relataram observar o custo financeiro da compra, ou seja, o valor das taxas de juros cobradas.

Apenas 20% dos entrevistados que realizaram teste souberam calcular corretamente os juros de financiamentos

O estudo ainda conta que a utilização do crédito de forma inadequada gera um cenário com muitas distorções nas relações de consumo, que “prejudicam o desenvolvimento e o crescimento econômico”, avalia .

 

Vontade de aprender

 

Dos 658 participantes das enquetes, 88% (579) reconheceram que precisam aprender a calcular os juros e que desejam portanto, adquirir tal conhecimento.

Parte dos internautas também participou de um pequeno teste avaliando seus conhecimentos sobre juros, no qual havia duas proposições, sobre os seguintes financiamentos: uma TV em 12 parcelas e um veículo parcelado em 72 vezes. Das 25 pessoas que aceitaram o desafio, apenas 5, ou seja, 20%, acertaram o valor correto dos juros embutidos.

admin